domingo, 31 de outubro de 2010

O prazer da _____ solidão

Viver com os outros é algo maravilhoso, sem dúvidas! Qual momento de grande alegria que você consegue pensar em que você não esteve com alguém? Tenho quase certeza que pouquíssimos, se não nenhum. Viver é conviver, é estar com alguém, com amigos, namoradas, etc. Mas meu ponto nesse post é outro, como você já deve ter percebido pelo título, sim? Estar com alguém pode neim sempre ser tão prazeroso, na verdade muitas vezes não é. Não vou citar exemplos, vocês que pensam em uns! Sei que não vai ser difícil (até ia citar, mas pareciam tão clichês e pessoais, achei melhor não).


Bom, então, esses momentos quando você tem que ser cordial e aparentemente "perfeito" são muitas vezes cansativos, principalmente, quando são várias vezes necessários no nosso dia-a-dia. Me parece que quando estamos nesses momentos, nos perdemos em um mar de "eu's" e que em cada novo grupo que convivemos nos encontramos como novas pessoas. Claro que não perdemos nosso essencial, mas acho que vocês concordam que não somos, e neim podemos ser, nós por completo. Isso é natural, faz parte de conviver em sociedade, abrir mão de certas coisas em pró desse convívio tão gratificador e necessário.


Falei essas baboseiras todas pra finalmente falar do que quero (e fiz justamente isso porque isso faz parte da nossa troca social, sim?). Então estar sozinho apesar de não ser nossos melhores momentos da vida são bastante importantes, sim? Pois é, é isso que penso. Estar sozinho nos traz muitas vezes prazer, pois podemos pensar sem influências e pressões no que realmente desejamos e queremos, e também podemos (dentro do possível de se estar sozinho) fazer-mos o que quisermos. Bom, isso no geral, porque as vezes temos prazer de estar sozinho em excesso, se é que você me entende. Nos pegamos fugindo de convívios superficiais, por medo, por preguiça ou pelos dois. Estamos cada vez mais distante de novas pessoas por simplesmente termos preguiça de demandar tanta energia de fazer todo aquele ritual de praxe para uma aproximação e um convívio saudável e feliz.


Até ai nada patológico, o problema (no que me parece) acontece quando nos sentimos sós quando estamos com os outros. Estamos cercados de pessoas o dia inteiro, mas isso não nos impede de nos sentirmos sós, extremamente sós. Escolher a solidão, muitas vezes no convívio, passou a ser comum hoje em dia. As causas para isso não me cabem aqui dizer, cada um espero que ache a sua, mas é importante dizer que isso é uma escolha. Eu escolho não me entregar nas relações, a dois, em grupos maiores, com meus pais, em qualquer tipo de relação, e por isso acabo me sentindo sozinho. Viver em um computador, assistindo tv, ou como quer que seja, não substitui e neim preenche nossa solidão. A imaginação é uma grande amiga de nós sozinhos, mas ela não dá conta do recado (a não ser em casos patológicos) sozinha. Nada pode existir sozinho, nada mesmo! Então por que buscamos as vezes essa solidão? Frase clichê: "Nenhum homem é uma ilha" (não importa quem disse isso), mas é verdade que precisamos nos entregar ao outros, tornar os outros nós mesmos, nos desconstruir e nos construir com o os outros e sermos cada vez alguém maior, não no sentido de prepotência, e sim no sentido de maturidade.


Gosto de estar sozinho, gosto até demais eu acho, mas o importante é que gosto ainda mais de estar com os outros e por passar tanto tempo sozinho consigo apreciar ainda mais esse convívio tão bom que é estar com os amigos, familiares, etc. Sempre, of course, voltando pra minha prazerosa _______ solidão.


Gabriel Leal


Um comentário:

  1. É, Gaibriel, acho que "nossa companheira" resolveu nos fazer falar no mesmo dia! Achei muito legal essa coincidência (?)! =)

    ResponderExcluir