terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Um pouco sobre a trajetória acadêmica de Freud

Nesta primeira postagem, resolvi falar sobre uma celebridade no mundo da psicologia, o renomado médico e fundador da psicanálise Sigmund Freud. Esse senhor contribui muito para a psicologia, e cabe aqui um pequeno comentário sobre a vida acadêmica do mesmo, desde seu início no mundo acadêmico até a fundação da psicanálise.

Freud iniciou sua vida acadêmica na universidade de Viena, no curso de medicina, mas diferente da maioria dos integrantes do curso o jovem Sigmund sempre se interessou pela pesquisa médica e não pelo atendimento clínico em si. Com uma forte inclinação para os estudos do sistema nervoso, na época ainda pouco conhecido pelos cientistas.


Em suas primeiras pesquisas Freud tentou descobrir onde se encontrava o aparelho reprodutor da lampreia, não obteve sucesso, tempos depois descobriram que a espécie de lampreia que ele estudava era hermafrodita( sem comentários ).Após esse primeiro fracasso ele realizou diversas outras pesquisas das quais cabe destaque a sua pesquisa minuciosa sobre à medula do petromyzon ( um invertebrado) que após vários estudos sobre o mesmo,o jo
vem Sigmund descobriu que não havia uma “barreira” anatômica entre vertebrados e invertebrados , mas sim , uma evolução feita de pequenas alterações. Em seus estudos Freud também percebeu a permanência de estruturas primitivas em organismos plenamente desenvolvidos, essa persistência de estruturas primitivas em organismos plenamente desenvolvidos veio a influenciar alguns de seus conceitos psicanalíticos como o conceito de fixação.

Cada vez mais o jovem cientista se preocupava com funções complexas do sistema nervoso, como a linguagem, área que ele também realizou estudos importantes, entretanto encontrou uma grande barreira para entender essa função do cérebro, pois os instrumentos da época não propiciavam meios para se encontrar os substratos de funções mentais que não tenham sido causadas por lesões anatômicas.

Como percebemos Freud tinha um caminho bem consolidado na pesquisa médica sendo dotado de um grande prestigio na área, entretanto, sua preocupação constante em entender os complexos mecanismos do cérebro o fez abandonar, após muita reluta, os métodos tradicionais de pesquisa do cérebro e por fim mudar seu objeto de estudo focando agora a mente humana e para tal salto era necessário a criação de uma nova teoria, a psicanálise.


Ao escrever esse texto minha intenção foi fazer um resumo, muito compacto, da trajetória acadêmica de Freud até a fundação da psicanálise sem comentar os conceitos e as críticas sobre a mesma ..


Guilherme Junio

Nenhum comentário:

Postar um comentário