quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sobre o porquê de criar um blog...

Estive pensando, e muito, sobre os motivos que me levaram a criar este blog. Eu poderia, simplesmente, escrever tudo em um diário ou uma agenda, guardando tudo unica e exclusivamente para mim. Então percebi que a questão a ser feita não é a escrita acima, e sim o porquê de compartilhar pensamentos, sentimentos e vivências com os outros.

Uma das respostas mais plausíveis é o fato de eu considerar que tenho coisas interessantes a dizer. Não é presunção. Acho que todos tem coisas interessantes para contar e compartilhar. Mas ainda assim considero a possibilidade de eu estar completamente equivocado. Pode ser que tudo que eu tenha para contar seja completamente desinteressante, fútil e sem sentido. Outra resposta para a segunda pergunta que coloquei neste pequeno texto é o fato de eu acreditar que consigo expressar melhor, por meio da palavra escrita, aquilo que eu penso, vivo e acredito. A terceira e última resposta (a que mais me assusta), é o fato de eu precisar de algo que, de certa forma, me proteja das possíveis críticas que eu possa vir a receber. Afinal de contas, pode ser que ninguém leia este blog e, portanto, eu consiga me enganar e criar a ilusão de estar falando com um alguém que não pode me refutar (pelo simples fato de concordar com tudo o que eu falo). Ainda que me atacassem, não seria cara-à-cara. O blog seria, enfim, um escudo para minhas idéias. Eu, particularmente, acho que a primeira opção é a maior motivação para criar este blog, ainda que as outras estejam presentes - em menor grau. Por que eu detalhei tanto a terceira opção? Porque acredito ser essa a maior motivação para a maioria das pessoas que cria um blog.

Felizmente, já percebi um dos benefícios de ter um blog: tive que consultar quando e como usar as quatro formas do "por que" (ou porquê; ou porque; ou por quê). E ainda assim continuei com algumas dúvidas a respeito do emprego desta(s) palavra(s).

Rafael de Paula

2 comentários:

  1. auhuhauah
    pensei de cara qdo li o titulo desse seu texto "nossa que nerd.. ele soube usar o porquê junto com acento" uhauhauauh

    gostei dos seus motivos
    mas gostaria de acrescentar um que é: a simples expessao das ideias e sentimentos para os outros ser uma necessidade (tenho a impressão) para todo ser humano, se não pelo blog por outros meios como as artes e outros. Que no final tá no meio das cosias q vc falo, mas como vc nao falo essa palavra "necessidade" achei legal por.

    ResponderExcluir
  2. O homem tem a necessidade de expressar seus sentimentos e idéias! Concordo com o que você disse, Gabriel, e acrescento mais uma coisa: temos necessidade de nos expressar para sermos reconhecidos e respeitados pelo que somos e pelo que pensamos! Somos seres sociais, e como tais, precisamos interagir com outro e precisamos de reconhecimento social!

    ResponderExcluir