segunda-feira, 22 de novembro de 2010

História de Pescador

Zé! As vezes a gente olha pro mar e vê aquele monte de barcos e começa a pensar: "bom mesmo é navegar." É que de longe parece simples, e pescador já disse: "não é fácil velejar."

Até tenho uma jangada, que vez enquando vai pro mar. Viagens curtas, a passeio, viagem longa foi só uma vez, e foi por pouco Zé, que a jangada e eu não ficamos por lá.

Sabe Zé, de tanto olhar pro mar, dá vontade de voltar pra lá. Não mais a passeio, quero pelo mundo viajar. Na minha jangada tem espaço pra dois, mas é difícil, ora pois achar, alguém que não queira só passear.

Que pretenção a minha! Ir a dois "numa" jangadinha, dar a volta ao mundo vivendo de sardinha, conhecer da américa aos pólos, a terra da rainha.

É Zé, mas a jangada tá parada. Pescador sozinho não tá com nada. Fica vendo passar uma e outra jangada. Navio, iate e canoa, inteira ou furada.
A gente vê de tudo no mar.

Mas a gente é pescador velho Zé. A gente sabe o que é se afogar, sabe o que é onda forte se quebrar. Sabe que tem navio imponente prestes a naufragar e tem veleiro pequeno, mas firme a atravessar o mar. E Zé, a gente sabe que não importa o barco, tem é que querer velejar.

É, o pescador precisa achar uma companhia pra jangada poder zarpar, mas se a companhia for a passeio, o pescador em terra firme prefere ficar. Não é bobagem não Zé! É que passageiro não quer remar, tem medo de se afogar e não se aventura em meio ao mar.

E esse pescador não quer terra firme e monotonia, quer emoção e uma boa companhia. Alguém que também queira se aventurar. E aí, se o mar não tiver pra peixe, pescador nem vai se importar.

É como você mesmo disse né Zé? Há mar e amar.

Eduardo Carvalho

3 comentários:

  1. qdo a vontade de viajar bater, pode chamar que a gnt vai, pra onde for. pq o que importa é a vontade de velejar, não quero me afogar, mas não ligo de não voltar.

    ResponderExcluir
  2. que relato lindo do que é a paixão pelo mar...
    Amei e também gostaria de me aventurar
    Da costa não sou, mas posso me mudar
    Só sei que sonho um dia saber velejar

    Almer

    ResponderExcluir