domingo, 20 de junho de 2010

Sobre o envelhecer e o amadurecer

Envelhecer significa amadurecer. Nem sempre! É claro que alguém consciente, sábio e maduro tende a ficar mais e mais consciente, sábio e maduro. Coisas ruins estão aí, e se queremos amadurecer, temos que considerá-las no outro e em nós mesmos. Ninguém é bom ou mau: somos resultado de uma luta ininterrupta entre o bem e o mal dentro de nós. Por vezes fazemos coisas boas, por vezes fazemos coisas ruins. E ninguém se torna melhor sem reconhecer isso. Então, quando fazemos uma coisa ruim, temos que reconhecer nossos erros e simplesmente dizer “desculpa!”. Por favor, não me interpretem mal. Não estou dizendo que podemos consertar as coisas que fazemos simplesmente pedindo desculpas, mas na maioria das vezes isso é o melhor que podemos fazer. Parece algo óbvio e simples, mas já vi pessoas e pessoas cujos orgulho, soberba, prepotência e arrogância impedem o simples, humilde e grandioso ato de pedir desculpas. A partir daí é que digo que envelhecer nem sempre significa amadurecer. Envelhecer pode significar ficar mais e mais ignorante, mais preconceituoso e mais idiota. Mas, felizmente, envelhecer pode nos tornar uma pessoa melhor.

Permitam-me um plágio, por favor. “Ao amadurecer, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma”*. Podemos nos enganar achando que a vida do outro é melhor. Mas os outros escondem os problemas, angústias, tristezas. Muitas pessoas saem de suas casas sujas, empoeiradas, largadas às traças e cupins, para, todos os dias, regarem a sua grama e cuidarem do seu jardim. Depois de passarem todo o dia cuidando, regando, adubando, voltam para suas casas e se enterram em seus quartos escuros. Então, amadurecer é perceber que o jardim do outro realmente pode ser mais bonito que o seu, mas que a sua casa pode estar mais limpa e bem cuidada.


Rafael de Paula



*Passagem retirada do texto A massacrante felicidade dos outros, da jornalista e poeta Martha Medeiros.

2 comentários:

  1. Legal o texto kra.
    Apesar deu achar que a idéia de bem e mal não é tão estática quanto Você trouxe, acho que se todos parecem para refletir sobre esse assunto nós amadureceríamos mais e melhor. Um passo muito importante no amadurecimento é essa auto-reflexão e esse reconhecimento de que não somos perfeitos.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Na verdade eu não vejo a idéia de bem mal estática como pareceu (eu entrei mais nessa questão no texto "Sobre Star Wars", nesse blog). Apesar de o texto dar essa impressão, eu não queria entrar nessa discussão. Meu objetivo era falar um pouco do amadurecimento, e não da idéia de bem e mal. Acredito que se eu entrasse nessa discussão eu perderia o foco e não iria conseguir chegar no ponto que cheguei, ampliando demais a discussão.

    Obrigado por sempre acompanhar as postagens do blog e pelas suas opiniões, que são muito importantes, Gabriel!

    ResponderExcluir